A Loja Estrela do Oeste I Nº 24 foi a primeira loja maçônica fundada em Toledo. Sua história tem início com o irmão Getúlio Pereira Salermo, que residia em Campo Mourão. Após alguns contatos e reuniões, promovidos pelo irmão Getúlio, decidiram fundar uma Loja em Toledo, e para poder viabilizar, convidaram três outros moradores da cidade para ingressar na ordem que prontamente aceitaram o convite.
No dia 11 de julho de 1969, estes irmãos enviaram uma prancha à Grande Loja do Paraná fazendo um pedido para fundar uma Loja em Toledo com o nome de "Estrela do Oeste". Portanto, a data desta prancha é considerada como oficial da sua fundação. No dia 22 de setembro de 1969, receberam a Carta Constitutiva Provisória, autorizando seu funcionamento regular.
No dia 06 de dezembro ocorreu a iniciação dos irmãos Wilhelms Winnikes, Carlos Winnikes e Waldomiro Capdebosq. A reunião ocorreu na chácara de propriedade do Sr. Wilhelms Winnikes, este foi o local que aconteceram as sessões durante a primeira fase da Loja.
Foram os fundadores: Thimóteo Bussmann, Eugênio Fávaro, Rubens Fávaro, Heriberto Beutler de Cecco, Waldomiro Capdebosq, Wilhelms Winnikes, Carlos Winnikes.
Já em 14 de dezembro de 1974 ocorreu a oficialização da primeira sede própria, construída de madeira na rua Dr. Flores, 877. Neste endereço ocorreram as reuniões até o ano de 1983, quando em 18 de julho de 1983 foi inaugurada a nova sede no endereço atual, na Rua General Rondon, 2238.
Relação dos veneráveis mestres: Thimóteo Bussmann, Wilhelms Winnikes, Carlos Winnikes, Heriberto B. De Cecco, Cyro Fernandes do Lago, Áureo Brasil de Campos, Raide da Silva Vieira, Clorivaldo Gianetti Fazzano, Wilson Dias Fausino, Olmiro Saraiva de Almeida, Roldão Fazzolari, Acary de Oliveira, Divonsir Sartori, José Adroaldo de Amorim, Eloir Sebastião Pape, Carlos G. Rieping, Artemio Domingos Dalla Costa, Edu Garcia Filho, Adelmo José Clasen, José Afrânio Davidoff Junior, Laerti Aparecido Tonin, José Domingos de Queiroz, Ely Brondi de Carvalho, Cersi Almir Migloranza, Milton Melo Pereira, Edson Luiz Carollo, Hardy Alencar Richter, Arnaldo de Jesus Fernandes, Edio Inácio Ely.