A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas é uma Ordem Paramaçônica dedicada à edificação do caráter de meninas adolescentes com idade entre 11 e 20 anos através dos preceitos:
- Amor ao lar, à família e ao próximo;
- Crença na existência de Deus;
- Respeito para com a natureza;
- Crença na imortalidade da alma;
- Fidelidade e dignidade de caráter;
- Patriotismo e amor pelos símbolo pátrios;
- Serviço em prol da humanindade e da comunidade;
- Liderança efetiva.
Sua principal atividade é Â desenvolvimento de atividades filantrópias e, através de exemplos, continuamente enfatiza a cada menina as lições ensinadas pelas sete cores do Arco-Íris, que representam as virtudes que uma Menina Arco-Íris deve ter. São elas:
Amor, Religião, Natureza, Imortalidade, Fidelidade, Patriotismo, Serviço.
Nossa Ordem foi baseada na história de Noé que está em Gênesis 9, na Bíblia Sagrada, onde conta-se o motivo do surgimento do Arco-Íris após uma forte chuva.
história
A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas foi idealizada pelo Mestre Maçom William Mark Sexon na época em que o mundo sofria fortes conseqüências pós 1ª Guerra Mundial, da qual muitos pais e irmãos que saíram para lutar não voltaram.
Ao perceber que havia a necessidade de haver algo para orientar e amparar as meninas, teve a idéia de criar nossa amada Ordem, onde jovens têm a oportunidade de aprender a compartilhar suas idéias com pessoas de sua idade, sendo assistidas e orientadas por adultos, para que possam desenvolver a Verdadeira Dignidade Feminina.
Fundada em 06 de abril de 1922, na cidade de McAlester, Oklahoma, nos Estados Unidos da América do Norte, nossa querida Ordem tem se espalhado pelo mundo, criando raízes também no Alemanha, Aruba, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Filipinas, Itália, Japão e Paraguai.
Â
Â
Grande Jurisdição do Paraná
Em nosso país, as primeiras notícias sobre a Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas foram trazidas pelo Mestre Maçom José Rodrigues Filho (Patrono da Ordem Arco-Íris no Brasil), que teve suas aspirações encampadas pelo também Mestre Maçom João Chiarelli Salgado, sua esposa Mára Drummond Salgado e mais um grupo de tios e tias da Loja Maçônica Acácia do Oeste I nº 44 de Cascavel, no estado do Paraná.
Logo após, por determinação do Tio Adolfo Bley (então Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja do Paraná), entraram em contato com a organização da Ordem, instalada e fundada no estado de Oklahoma, Estados Unidos.Â
Com todas as informações em mãos e prontos para dar início à fundação da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas no Brasil, o tio Sidney Pinto indicou o nome do tio João Chiarelli Salgado, na época Venerável Mestre da Loja Acácia do Oeste I Nº 44, de Cascavel-PR, para assumir o cargo de Supremo Deputado da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas para o Brasil, através de carta datada de 15 de maio de 1990 (escrita e enviada pelo tio Sidney).
Nomeado então, pela Suprema Assembleia, como Supremo Deputado da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas para o Brasil, o tio João Chiarelli Salgado foi o primeiro a exercer este cargo na América do Sul.
Finalmente, no dia 16 de maio de 1992, fundou-se no Brasil a primeira Assembleia Arco-Íris: a Assembléia Caminho de Luz Nº 1, na cidade de Cascavel, estado do Paraná.
Hoje nossa querida Grande Jurisdição conta com um total de 33Â Assembleias, sendo: 18 unidades no estado do Paraná, 04 no Tocantins, 03 no Pará, 01Â em Mato Grosso do Sul, 01 no Maranhão e, ainda, 06 no Paraguai.
Fazem parte de nossa Grande Jurisdição os seguintes estados: Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Roraima, Tocantis, além da Jurisdição do Paraguay.
Atualmente o Brasil conta com mais duas Grandes Jurisdições: São Paulo e Espírito Santo. Sendo, então, nosso querido país dividido da seguinte forma:
fonte: http://ordemarcoirispr.org.br